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Dona dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime teve prejuízo de R$ 28,8 milhões

A B2W encerrou o quarto trimestre de 2011 com prejuízo duas vezes maior que o registrado um ano antes, ainda refletindo problemas com logística e prazos de entrega -- cenário que se prolongou ao longo de todo o ano passado- e pressionada pelo aumento da concorrência.

A dona dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime teve prejuízo de R$ 28,8 milhões entre outubro e dezembro, comparado a perda de R$ 14,2 milhões no mesmo intervalo de 2010. O prejuízo ficou ligeiramente abaixo da média das previsões de quatro analistas consultados pela Reuters, de perda de R$ 29,8 milhões no período.

No fechado do último ano, a empresa de comércio eletrônico apurou prejuízo de R$ 89,2 milhões, revertendo lucro de R$ 33,6 milhões em 2010.

"No último trimestre de 2010, tivemos instabilidades em nossa operação logística e de atendimento, que nos afastaram em 2011 do nosso maior objetivo: oferecer aos nossos clientes a melhor seleção de produtos, preços competitivos, com a maior qualidade de serviços e o melhor atendimento", afirmou a B2W no demonstrativo.

As perdas vieram apesar do crescimento na receita de 2,1% no trimestre e de 3,9% no ano, para R$ 1,176 bilhão e R$ 4,232 bilhões, respectivamente.

Nessa linha, a companhia viu o custo com mercadorias vendidas e serviços prestados aumentar 10% no quarto trimestre, para R$ 903 milhões.

As despesas operacionais também saltaram, em 22,3%, somando R$ 187,9 milhões no quarto trimestre.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 101,7 milhões nos três meses até dezembro, queda anual de 47,5%, com a margem caindo de 16,8 para 8,6%.

Para contornar o cenário de instabilidade, a B2W adotou, ao longo do ano, prazos de entrega mais conservadores, o que contribuiu para limitar seu crescimento.

"Conjuntamente, uma política de preço e de frete mais agressiva prejudicou a nossa rentabilidade. Nesta perspectiva, o ano 2011 foi um período de transição onde muitos problemas foram endereçados e corrigidos, mas onde os resultados ficaram muito aquém das nossas expectativas", acrescentou.

Em 2011, a empresa realizou investimentos de R$ 351,6 milhões, voltados principalmente a logística e tecnologia.

(Por Vivian Pereira; Edição de Sérgio Spagnuolo)

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