Tamanho do texto

Companhia aérea pode operar no aeroporto no fim de semana; empresa também estuda oferecer ônibus para Viracopos com saída no local

A Azul Linhas Aéreas vai oferecer voos a partir do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para Porto Seguro, na Bahia. A empresa possui autorização para operar oito slots (horários de pouso ou decolagem) no aeroporto durante o final de semana, mas ainda não decidiu se utilizará todos os espaços. A companhia aguarda a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar os voos.

A escolha da rota Congonhas - Porto Seguro levou em consideração a quantidade e os horários dos slots da companhia aérea no aeroporto. “Não fazia sentido oferecer um voo Brasília-São Paulo no final de semana. Um destino turístico é mais compatível com os nossos slots”, afirma Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais da Azul.

O executivo chegou a afirmar ao iG , no início de março, que a companhia aérea poderia não operar no aeroporto porque seus slots são pouco rentáveis. Segundo Febeliano, a Azul fez estudos de viabilidade econômica da operação antes de optar pela oferta de voos em Congonhas. “A lucratividade da rota e o marketing da presença da Azul no aeroporto apontaram que faz sentido entrar em Congonhas”, disse Febeliano.

A Azul não divulgou o investimento necessário para iniciar as operações em Congonhas. Segundo Febeliano, o custo será baixo, já que a empresa não comprará aeronaves para operar no local. A maior parte do investimento será nas instalações da Azul no aeroporto e na contratação de funcionários.

A empresa também estuda aproveitar a presença no aeroporto para levar os passageiros de Congonhas para Viracopos, em Campinas (SP), onde a Azul possui sua maior oferta de voos. Hoje a companhia oferece uma linha de ônibus gratuita entre São Paulo e Campinas, com três pontos de partida na capital paulista.

A Azul conseguiu slots em Congonhas após um processo de distribuição da Anac, realizado no início deste mês. A disputa pelos horários para voos em Congonhas contou com a participação de outras cinco empresas aéreas _TAM, Gol, OceanAir, Webjet e NHT.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.