Tamanho do texto

Apesar de cerca de 80% dos negócios das duas redes se concentrar no Sudeste, estimativa da Raymond James é de pequena sobreposição

Carrefour: concentração de lojas na região Sudeste
Getty Images
Carrefour: concentração de lojas na região Sudeste
Quase 80% das lojas da varejista resultante da fusão do Carrefour e Pão de Açúcar no Brasil estarão concentradas na região Sudeste. Nessa região, estão 75% das lojas do Carrefour e 80% das unidades do Grupo Pão de Açúcar, que também controla a bandeira Extra. 

Apesar da elevada concentração de lojas na região Sudeste, apenas 7% delas possuem endereços próximos e constituem sobreposição de pontos de venda, segundo relatório do banco Raymond James.

Sindicatos

A grande concentração dos negócios, sobretudo no Estado de São Paulo, fez com que os sindicatos recebessem a notícia da fusão das duas varejistas com desconfiança.

“Nossa preocupação é que a união dos setores administrativos, de centros de distribuição e o fechamento de unidades provoquem demissões”, diz Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de São Paulo (Fecomerciários).

A diretoria da Fecomerciários e da Força Sindical anunciaram nesta quarta-feira que vão pedir uma reunião com as empresas para esclarecer os impactos do negócio para os trabalhadores.

Os sindicatos já haviam manifestado preocupação com a aquisição das Lojas do Baú , do Grupo Silvio Santos, pelo Magazine Luiza. Neste caso, as duas redes também possuem lojas em muitas cidades, no interior de São Paulo e Paraná. E esa sobreposição pode levar ao fechamento de lojas no futuro.

Leia mais sobre a fusão de Carrefour e Pão de Açúcar:

Preço do Pão de Açúcar foi avaliado em R$ 20,5 bi em fusão

 Minoritários do Carrefour podem travar fusão com Pão de Açúcar


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.