Tamanho do texto

Propensão de viajar sem acompanhante atingiu 17,8% dos turistas do País em janeiro

Carnaval impulsiona turista a viajar sozinho, segundo Ministério do Turismo
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Carnaval impulsiona turista a viajar sozinho, segundo Ministério do Turismo

Os brasileiros estão mais propensos a viajar sozinhos. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a intenção dos turistas em viajar sem a companhia de um amigo ou familiar atingiu 17,8% dos brasileiros. Em janeiro do ano passado, o mesmo índice era de 12,6%.

-Leia também: Brasil é destino preferido dos brasileiros nos próximos seis meses

O aumento ocorreu em todas as faixas de renda familiar e foi mais acentuado entre os turistas de até 35 anos, faixa etária que registrou alta de 17 pontos percentuais na intenção de viajar sozinho.

A maioria dos entrevistados (82,2%), entretanto, ainda prefere incluir familiares e amigos nos passeios.

Segundo José Francisco Salle Lopes, diretor de estudo e pesquisas do Ministério do Turismo, o resultado foi impactado pela proximidade com a Copa do Mundo e principalmente com o carnaval, quando os brasileiros geralmente viajam sozinhos para curtir as festas.

"O fato de o crescimento percentual ter sido mais expressivo na faixa de 35 anos mostra também que são pessoas solteiras que apreciam viajar sozinhas", explica Lopes.

Apesar de os brasileiros estarem viajando mais sozinhos, não há impacto no turismo regional, destaca o diretor, uma vez que é uma "tendência sazonal". 

"A estimativa do Ministério do Turismo é que, no período da Copa de 2014, o País receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros. Três milhões de brasileiros também devem viajar dentro do Brasil durante o campeonato de futebol", prevê o executivo.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas