Tamanho do texto

Serviço de coleta de itens descartados, feito por empresa especializada, é oferecido gratuitamente ao segurado

Brasil Econômico

O acirramento da concorrência no mercado de seguros está impondo às empresas do setor uma busca incansável por serviços que atraiam e, sobretudo, fidelizem seus clientes. Melhor ainda é quando o produto pode agregar valores socioambientais, atributo exigido por uma parcela cada vez maior de consumidores.

Essa premissa pautou a criação, há quase três anos, da Ecoassist Serviços Sustentáveis, empresa que vem ampliando sua atuação, oferecendo o serviço de descarte ecológico para clientes das seguradoras ao recolher o produto, descaracterizando e enviando para indústrias recicladoras.

Para evitar descarte errado e atrair mais clientes, seguradoras oferecem até descarte correto de sofás e geladeiras
Yan Boechat
Para evitar descarte errado e atrair mais clientes, seguradoras oferecem até descarte correto de sofás e geladeiras

Entre as principais solicitações estão pedidos para recolhimento de sofás velhos, colchões, armários, móveis em geral, equipamentos eletrônicos, geladeiras, fogões, tecidos e materiais ferrosos.

“Diferente de outras empresas do mercado, trabalhamos com todos os nichos, exceto produtos orgânicos”, conta João Augusto Garutti, sócio diretor da empresa.

Para provar que o trabalho é realmente sustentável, Garutti conta que todo o processo é homologado, tomando como base as melhores práticas da sustentabilidade. “Isso significa que o cliente recebe um certificado, garantindo que o resíduo foi corretamente descartado e, principalmente, reciclado”, explica.

De acordo com Garutti, quando a seguradora inclui esse serviço no pacote de benefícios aos seus segurados (pessoas físicas, condomínios, empresas), ela passa a fidelizar os clientes. “O cliente, que não paga nada pelo serviço, tem a facilidade do descarte sem qualquer esforço”, diz. O recolhimento dos materiais é feito pelos caminhões da Ecoassist.

“Este é um meio que encontramos também para criar uma consciência ambiental mais responsável dos segurados, que passam a contribuir com a preservação do meio ambiente”, aponta.

Por atuar com todos os nichos, a Ecoassist é pioneira na prestação de serviços sustentáveis no mercado segurador e financeiro, e já atende seguradoras como Itaú Seguros, Allianz, ACE.

“À medida que os clientes são informados pelas seguradoras de que eles têm esse benefício, a demanda cresce imediatamente. O descarte de móveis, sofás velhos, armários, por exemplo, ou de equipamentos eletrônicos e geladeiras, implica uma operação complexa para o consumidor, sobretudo se ele tem a preocupação com a destinação desse resíduo”, conta o Garutti.

O serviço é oferecido em todas as capitais e suas respectivas regiões metropolitanas. Por mês, a empresa movimenta mais de 150 toneladas de lixo, 100% destinado à reciclagem.

Contudo, Garutti destaca que esse serviço é voltado também para pessoas que não têm apólice de seguro. Só é preciso acessar o site da empresa ou entrar em contato pelo pelo telefone 0800 236 1000, pagando um valor que varia de R$ 29 a R$ 149, dependendo do tipo de produto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.