Tamanho do texto

O alemão Jan Riehle desenvolveu o Itaro.com.br, que fornece o produto e a oficina conjugados em um porta

Brasil Econômico

Os apaixonados por carros têm agora uma nova opção na hora de trocar o pneu de seu automóvel. Em vez de ter o trabalho de ir a uma loja especializada comprar o produto e levar a uma oficina para que o serviço seja realizado, a Itaro.com.br permite que você faça todo esse processo na frente de uma tela de computador.

Pelo novo e-commerce do setor automotivo, no ar desde outubro, o usuário pode escolher o pneu de sua preferência, efetuar a compra virtualmente, e também pela internet encontrar a oficina credenciada pelo portal mais próxima de sua casa.

O negócio é dirigido pelo empresário alemão Jan Riehle, que está no país há um ano e sete meses. Ele chegou ao Brasil enviado por um private equity da Suíça para efetuar a venda de uma empresa na qual o fundo havia investido.

Depois de realizada a operação para a qual tinha sido encaminhado, Riehle teria de voltar ao país de origem do fundo, mas, atraído pelas oportunidades que percebeu no Brasil, optou por permanecer no país e abrir uma empresa.

“O Brasil é a escolha certa para o empreendedor da internet”, diz o empresário alemão, em razão de outros locais com potencial para desenvolver esse mercado, como o asiático, ter diversas línguas, o que torna mais complexo a comunicação para atingir um grande número de pessoas.

Em 2004, Riehle usou na Alemanha um serviço parecido com o que a Itaro.com.br começa a oferecer no Brasil. Aquela empresa alemã, que iniciou suas operações em 1999, fatura hoje de R$ 1 bilhão por ano.

Para 2013, o empresário estima obter um faturamento de R$ 10 milhões. Um fato que atraiu Riehle para esse mercado automotivo foi o ticket médio, que tende a ser alto, uma vez que dificilmente alguém gasta menos do que R$ 1 mil para que sejam trocados os quatro pneus de um carro.

Embora existam outros players que vendam pneus pela internet, o diferencial da nova companhia, conforme explica o empresário, é o fato de ela ofertar também o serviço efetivo da troca do pneu, que ainda não existe no mercado doméstico.

Hoje o portal oferece dez marcas de pneus, e tem parceria com cerca de 300 oficinas em São Paulo nas quais o dono do veículo pode realizar o serviço.

A ideia original era ter aproximadamente mil oficinas credenciadas pela Itaro.com.br até o final do ano que vem, mas nos primeiros meses da operação, Riehle notou que a falta de conhecimento dos brasileiros por esse serviço conjugado de compra e troca do pneu faz com que os usuários do portal prefiram comprar o pneu e depois realizar o serviço por conta própria.

Em função dessa percepção, a ideia agora é focar primeiro na ampliação da oferta de produtos, para aumentar o número de oficinas somente quando o conceito estiver mais familiarizado ao público. Quando isso ocorrer, o empresário planeja ter 6 mil oficinas credenciadas em todo o Brasil.

No médio prazo, a expectativa é começar a oferecer acessórios, como rodas, GPS, rádio, e posteriormente, também autopeças, para clientes do portal, e para as oficinas.

Leia mais notícias de economia, política e negócios no jornal Brasil Econômico

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.