Tamanho do texto

O número é calculado pela contabilização de desembarques internacionais de turistas e mostra crescimento acelerado das viagens nas últimas décadas. Em 1990, eram 450 milhões

Agência Estado

O número de turistas em viagem pelo mundo este ano atingiu nesta quinta-feira a marca recorde de 1 bilhão de pessoas. A informação consta de um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quinta-feira. O número é calculado pela contabilização de desembarques internacionais de turistas e mostra crescimento acelerado das viagens nas últimas décadas. Em 1990, eram 450 milhões turistas. Em 1970, 166 milhões.

Veja também:  Indústria do turismo não vê crise e mantém crescimento

O turismo vem ganhando peso dentro da atividade econômica mundial, conforme o comunicado assinado pela WTO, uma agência da ONU dedicada ao turismo. O segmento responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, considerando os impactos diretos e indiretos. Um em cada 12 empregos depende do turismo.

A WTO aproveitou o recorde desta quinta-feira para lançar uma campanha internacional incentivando os turistas a comprar produtos nos locais onde visitam, respeitar a cultura do país, usar transporte público e poupar energia elétrica.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.