Tamanho do texto

Nova rede permite conectar smartphones e tablets à internet com velocidade de até 100 Mb por segundo

A operadora Claro iniciou a oferta de redes de quarta geração de telefonia celular (4G) nas cidades brasileiras de Búzios (RJ), Campos de Jordão (SP) e Paraty (RJ). A empresa é a primeira operadora a anunciar o início da operação das redes 4G no Brasil. Por meio da rede 4G é possível navegar na web em dispositivos móveis com velocidade de até 100 Mb por segundo.

Leia também:
Redes 4G devem ser compartilhadas, diz governo

Ainda não há, no Brasil, nenhum smartphone compatível com a tecnologia. O primeiro deles será o Razr HD, da Motorola, que será lançado mundialmente em setembro. A Claro já oferece dois modelos de modems 4G - fabricados pelas chinesas Huawei e ZTE - que permitem se conectar à nova rede por meio de notebooks e desktops.

De acordo com Carlos Zenteno, presidente da Claro no Brasil, a conexão de internet 4G oferecida nessas cidades por enquanto é de 30 Mb por segundo. Para oferecer o serviço, a operadora utiliza a faixa de frequências de 2,5 GHz, leiloada em junho de 2012. Na ocasião, a Claro havia informado que a nova rede começaria a operar apenas em dezembro deste ano. "Já fizemos chamadas por vídeo e transmissão de vídeo por streaming com alta qualidade", diz Zenteno.

A Claro não informou quando expandirá a rede para outras cidades do País, mas precisa cumprir a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de expandir a cobertura da rede 4G para todas as cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) até abril de 2013.