Tamanho do texto

Novo presidente-executivo da companhia aérea, Paulo Kakinoff, assumirá conselho de risco e de políticas financeiras

Paulo Kakinoff substitui Constantino Jr. na Gol
Eduardo Lopes
Paulo Kakinoff substitui Constantino Jr. na Gol

O conselho de administração da Gol elegeu o novo presidente-executivo da companhia aérea, Paulo Kakinoff, como integrante de dois comitês de apoio ao conselho, o de risco e o de políticas financeiras. Kakinoff assumirá o comando da Gol no dia 2 de julho. O atual presidente-executivo, Constantino de Oliveira Junior, deixa o cargo para assumir a presidência do conselho de administração da companhia.

Crise:  Gol reduz até água do banheiro e tamanho do bilhete para economizar

Nos dois comitês, Kakinoff substitui Henrique Constantino, que renunciou de suas. Henrique, irmão de Constantino Junior, permanece no conselho de administração da companhia.

As informações foram publicadas, hoje, na ata da reunião do conselho de administração da Gol, realizada ontem. Foi o primeiro encontro de conselheiros que contou com a participação do presidente mundial da Delta Air Lines, Edward Bastian.

A Delta investiu, em dezembro do ano passado, US$ 100 milhões para comprar 3% do capital da Gol. Com isso, a companhia conquistou o direito de ter uma vaga no conselho da empresa brasileira. Os documentos da reunião do conselho foram produzidos em português e inglês, praxe da companhia para documentos e comunicados ao mercado financeiro.

O comitê de risco da Gol elabora as políticas de risco da companhia, como, por exemplo, hedge de combustível. O comitê de políticas financeiras, por sua vez, adota e revisa medidas de proteção ao fluxo de caixa e dos balanços da companhia, entre outras atribuições.

Os dois comitês contam basicamente com os mesmos integrantes: Paulo Kakinoff, Constantino de Oliveira Junior, Richard Lark e Leonardo Pereira. O comitê de políticas financeiras tem um integrante a mais que o de risco, Luiz Kaufmann.

Ainda de acordo com a ata da reunião do conselho de administração da Gol, a composição atual dos dois comitês permanecerá a mesma até nova eleição, marcada para o dia 26 de março de 2013. A Gol conta com outros dois comitês de apoio ao conselho de administração e mais um subcomitê. São eles o de auditoria; de gestão de pessoas e governança corporativa e o subcomitê de políticas contábeis, tributárias e demonstrações financeiras.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.