Tamanho do texto

ALL tem alta de 8,1% no Ebitda do 3o trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - A América Latina Logística anunciou nesta terça-feira que encerrou o terceiro trimestre com um crescimento de 8,1 por cento no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), para 368,8 milhões de reais, em relação ao mesmo período de 2009.

A empresa ainda afirmou que o volume transportado avançou 8,9 por cento na mesma comparação.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a empresa, maior operadora ferroviária da América Latina, registra expansão de 12,2 por cento no Ebitda sobre o mesmo período do ano passado, para 1,098 bilhão de reais.

Enquanto isso, o volume transportado apresentou evolução de 5,9 por cento na relação com o ano passado.

Segundo a ALL, "as perspectivas para o quarto trimestre são positivas e devemos nos beneficiar de uma fraca base de comparação em relação ao mesmo período do ano passado". A expectativa decorre da forte safra de milho de meio do ano e dos altos níveis de estoque na maioria das usinas de esmagamento de soja, "apontando para fluxos estáveis de farelo de soja no quarto trimestre".

No Brasil, a companhia registrou um volume transportado de 11.034 milhões de TKUs (toneladas quilômetro úteis) no terceiro trimestre, alta anual de 9,6 por cento.

A ALL afirmou que problemas no porto de Santos em agosto e setembro reduziram a produtividade dos vagões. Além disso, a operação foi afetada por parada para manutenção, durante dois meses, das refinarias de Repar (PR) e Refap (RS), que são responsáveis por 50 por cento dos volumes de combustível que a ALL transporta.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.