Tamanho do texto

Moagem de cana da safra 11/12 no CS está 23% menor

SÃO PAULO (Reuters) - A moagem de cana-de-açúcar da safra 2011/12 do centro-sul do Brasil atingiu 134,6 milhões de toneladas no acumulado do início da safra até o dia 16 de junho, volume 23 por cento inferior ao registrado em igual período do ano passado, informou nesta terça-feira a Unica, entidade que reúne as usinas.

A produção de açúcar em 2011/12 até 16 de junho no centro-sul chegou a 6,74 milhões de toneladas, queda de 25 por cento em relação ao mesmo período do ciclo anterior.

A produção total de etanol no período está 25 por cento abaixo do registrado há 1 ano, em 5,34 bilhões de litros.

As chuvas na primeira quinzena de junho atrapalharam os trabalhos no campo, informou a Unica, fazendo com que demore um pouco mais para que o processamento chegue aos níveis do ano passado para esta época.

Na safra passada o processamento começou antes, porque havia ficado um volume significativo de cana da temporada anterior nos campos.

A moagem nos primeiros 15 dias de junho foi de 34,6 milhões de toneladas, uma retração de 13 por cento frente aos 39,8 milhões de toneladas processadas no mesmo período da safra passada.

A queda foi ainda maior (19 por cento) em relação ao volume processado na segunda metade de maio deste ano, de 42,7 milhões de toneladas, informou a entidade.

Outro ponto que tem preocupado os produtores, a produtividade dos canaviais, continua inferior ao da safra anterior.

Na primeira quinzena de junho, a quantidade de açúcares totais recuperáveis (ATR) atingiu 130,8 quilos por tonelada de cana-de-açúcar, 2,67 quilos a menor que o valor obtido no mesmo período do último ano.

No acumulado desde o início da safra, a concentração de ATR está 3 por cento menor ante o mesmo período de 2010, totalizando 120,04 quilos por tonelada de matéria-prima.

(Reportagem de Marcelo Teixeira )

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.