Tamanho do texto

Reunião acontecerá na Embaixada russa em Berlim e tratará sobre embargo que país colocou à carne brasileira em julho de 2011

selo

O ministro Mendes Ribeiro Filho terá reuniões hoje com as ministras da Agricultura da Alemanha, Ilse Aigner, e com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skytynnik, em Berlim, na Alemanha. Em comunicado, o ministério informa que o encontro com a representante do governo russo tratará do embargo que a Rússia impôs à carne brasileira em junho de 2011. A reunião será na Embaixada da Rússia em Berlim, e será o primeiro encontro entre Mendes e a ministra russa.

O objetivo da agenda é avançar nas negociações de liberação dos frigoríficos brasileiros para voltarem a exportar carne suína para a Rússia. A reunião com a representante do governo alemão resultará na assinatura de acordo de cooperação com a Embrapa, que prevê a criação de mais uma extensão do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) na Europa, na cidade alemã de Aachen. Hoje o Labex Europa conta com mais duas extensões, uma em Montpellier (França) e outra em Harpenden (Reino Unido).

Também estão previstos encontros bilaterais com o comissário da União Europeia para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Ciolos, e com o comissário Europeu para Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli. Além disso, está prevista uma agenda com as empresas europeias importadoras de carne do Brasil. Amanhã, Mendes Ribeiro fará uma apresentação no Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura. No mesmo dia, Mendes terá encontro com o Conselheiro Federal (ministro) das Finanças e Agricultura da Suíça, Johann Schneider-Ammann. 

Na pauta de discussões constam debates sobre políticas agrícolas nacionais, preparação para a Conferência Rio +20, estado das negociações de livre-comércio, Mercosul e Organização Mundial do Comércio (OMC). Ainda no sábado, a ministra alemã Ilse Aigner fará a entrega de um comunicado oficial de participação daquele país no evento Rio +20, ao ministro Mendes Ribeiro, como anfitrião oficial do encontro. Também está prevista a entrega do documento final das discussões do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura, com novas propostas para garantir a segurança alimentar.

Esse mesmo documento será submetido a debates na Conferência Rio +20, programada para ocorrer no próximo mês de junho, no Rio de Janeiro. O ministro seguirá para Londres, na Inglaterra, onde irá manter demais encontros oficiais. Na segunda-feira (23), o ministro terá encontro com o chefe da Missão do Brasil junto aos organismos internacionais com sede em Londres, embaixador Pinto da Gama, e com o diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro Robério Silva. Na terça-feira, o encontro será com o diretor-executivo da Organização Internacional do Açúcar, Peter Baron. O retorno para Brasília está previsto para a quarta-feira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.