Tamanho do texto

Índice agrícola apontou alta de 0,02%, o de etanol aumentou 0,19% e o de açúcar, 0,42%, entre outubro e novembro do ano passado

selo

O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege), vinculado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), divulgou hoje o primeiro índice de inflação do setor sucroalcooleiro, o de novembro de 2011, que apontou altas nos custos de produção das áreas agrícola (produção de cana-de-açúcar) e industrial (açúcar e etanol).

Leia : Chuvas em excesso podem reduzir produtividade da cana, diz Somar

A índice agrícola apontou alta de 0,02%, o de etanol aumentou 0,19% e o de açúcar, 0,42%, entre outubro e novembro do ano passado. O índice de inflação de dezembro deve ser divulgado na próxima semana. A pesquisa foi feita com mais de 100 fornecedores de insumos agrícolas e industriais de São Paulo e no Paraná, no Centro-Sul do Brasil e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Segundo Carlos Oñate Paredes, pesquisador do Pecege, os dados de dezembro foram fechados hoje. Segundo ele, o atraso inicial para a divulgação do primeiro índice de inflação no setor sucroalcooleiro ocorreu por conta do ajuste de metodologia da pesquisa. "Além disso, dezembro e janeiro muitos fornecedores de dados estavam em férias nas usinas", explicou o pesquisador.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas