Tamanho do texto

ministro da Agricultura destaca que órgãos são forte em segmentos diferentes e que, juntos, podem produzir estudos mais sólidos

selo

O governo estuda a possibilidade de acabar com a divulgação paralela de estimativas de safra por diferentes órgãos ligados ao governo. Atualmente, a tarefa é realizada tanto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A unificação dos trabalhos, resultado na divulgação de um só estudo, está sendo avaliada pelas equipes de ambos os órgãos, explicou nesta quarta-feira o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmou as negociações e destacou que cada um dos órgãos é mais forte em segmentos diferentes e que, juntos, podem produzir estudos ainda mais sólidos.

"O IBGE tem mais expertise em estatística, e a Conab, no contato com o campo", disse Rossi. Segundo Porto, a parceria ainda é apenas uma possibilidade, mas está em negociação desde o final do ano passado. "Mas não há decisão, ainda", completou o ministro. Hoje, Conab e IBGE divulgaram suas estimativas para a safra de grãos 2010/2011, com resultados bastante próximos. A Conab indicou uma produção de 161,5 milhões de toneladas e o IBGE, 161,2 milhões de toneladas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.