Tamanho do texto

"Houve uma enorme volatilidade no mercado de algodão", afirmou executivo-chefe da companhia de commodities

selo

A companhia de commodities Glencore International teve prejuízos no mercado de algodão em 2011, quando fornecedores descumpriram contratos e o mercado de derivativos se descolou do mercado físico, afirmou o executivo-chefe Ivan Glasenberg nesta segunda-feira. "Houve uma enorme volatilidade no mercado de algodão", disse Glasenberg, observando que os preços subiram de 80 cents/lb para mais de 250 cents/lb.

"Mesmo se você se protegesse na parte de documentos do negócio, houve um grande descumprimento desses fornecedores durante o período de preços elevados. Eles não entregaram. Na verdade eles venderam no mercado à vista e não cumpriram o contrato existente. Portanto, naturalmente você é atingido", explicou.

Segundo Glasenberg, a companhia posicionou um trader de grãos para liderar uma nova equipe que deve melhorar o desempenho da divisão de algodão da Glencore. "Se uma pessoa da Glencore estivesse conduzindo os negócios naquele momento, acredito que não estaríamos exatamente neste ponto, mas foi a instabilidade do mercado durante o período que nos causou aquele golpe, como também em todas as outras tradings", acrescentou o executivo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.