Tamanho do texto

Nova companhia atuará na produção e venda mundial de óleos básicos renováveis feitos a partir do farneseno

selo

A sucroalcooleira Cosan e a empresa norte-americana de biotecnologia Amyris anunciaram acordo de implementação de uma joint venture (associação) para início das operações da companhia brasileira Novvi. Esta nova companhia vai atuar na produção e venda mundial de óleos básicos renováveis feitos a partir do farneseno (componente químico resultado da fermentação do caldo de cana com leveduras) desenvolvido pela Amyris, chamado Biofene.

As companhias firmaram em dezembro um acordo para definir os termos preliminares para a realização de estudos mercadológicos, técnicos e comerciais, e testes com o objetivo de avaliar a viabilidade da formação e implementação da joint venture. As partes já completaram os estudos de viabilidade e estão colocando a operação em prática. A Novvi planeja vender uma linha de óleos básicos sintéticos renováveis para o mercado de lubrificantes.

"Os óleos básicos Novvi, à partir de fonte renovável, são concebidos para melhorar os principais indicadores de desempenho ambientais quando comparados aos óleos básicos de origem mineral, incluindo toxicidade e biodegradabilidade, enquanto proporciona características de desempenho comparáveis aos óleos básicos Grupos III e IV", informa a Cosan em comunicado.

A Novvi espera receber Biofene das unidades de produção da Amyris, convertê-lo em óleos básicos renováveis de alta performance através do processamento químico, e vender e distribuir os óleos básicos em outros países. No longo prazo, a Novvi estuda a construção de unidades dedicadas à produção de Biofene. "A formação da Novvi oferece um outro importante canal para comercialização de Biofene e nós estamos muito satisfeitos de ter a Cosan como parceira nesta etapa", diz, em comunicado, o diretor presidente da Amyris Brasil, Paulo Diniz.

"Nós esperamos que a Novvi possa colocar seus primeiros produtos no mercado a partir do próximo ano." "A combinação entre infraestrutura e plataforma tecnológica de Biofene da Amyris, com nossa capacidade de fornecimento de matéria-prima e infraestrutura de distribuição cria os pré-requisitos para a Novvi se tornar líder em óleos básicos renováveis de alta performance", afirma no comunicado o presidente da Cosan Lubrificantes, Nelson Gomes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.