Tamanho do texto

Indonésia, o terceiro maior produtor de café, embarcou no mesmo período do ano passado 7.226 toneladas, quando o clima ruim afetou os níveis de estoque

Reuters

As exportações de café robusta de Sumatra, principal área produtora da Indonésia, cresceram quase cinco vezes em outubro, para 34.081 toneladas, ante mesmo mês do ano passado, mostraram dados do governo sobre comércio desta quinta-feira, como os estoques excedentes em armazéns atendendo à demanda internacional.

A Indonésia, o terceiro maior produtor de café, embarcou no mesmo período do ano passado 7.226 toneladas, quando o clima ruim afetou os níveis de estoque.

MaisMercado de cafés especiais no Brasil dobra em três anos

"As exportações de café aumentaram... porque ainda há muito café em estoque, primeiramente em centros produtores de café como Liwa, no oeste de Lampung, assim como nos armazéns de exportadores", disse Muchtar Lutfie, chefe de pesquisa da Associação de Exportadores de Café da Indonésia (Aeki).

Com os preços de café atingindo 20.000 rúpias (US$ 2,08) por quilo, os exportadores são estimulados a vender estoques, disse Lutfie.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.