Tamanho do texto

Segundo assessor russo, intenção da reunião do grupo não é debater medidas emergenciais de intervenção, mas sim analisar a situação atual dos valores dos alimentos

Agência Estado

O G20 vai realizar uma cúpula urgente sobre alimentos em outubro para discutir o aumento dos preços internacionais de grãos, informou o ministério da Agricultura russo nesta quinta-feira. Na semana passada, o grupo havia discutido se promoveria discussões sobre as condições consideradas anormais do mercado de alimentos, mas a Rússia foi o primeiro integrante do G-20 a declarar que a cúpula foi convocada oficialmente.

MaisTemor com oferta de alimentos estimula irrigação de pequena escala

O assessor do Ministério da Agricultura russo Ilya Shestakov afirmou que a intenção da reunião não é debater medidas emergenciais de intervenção, mas sim analisar a situação atual dos valores dos alimentos. Segundo ele, no momento da reunião, dados mais detalhados sobre o status dos mercados de grãos estarão disponíveis.

TambémBiocombustível não é responsável pela alta do preço dos alimentos, diz FAO

A data e o local da reunião ainda não foram definidos, mas o encontro deve contar com a presença de representantes de ministérios de agricultura de vários países, segundo as autoridades russas. A reunião ocorrerá em meio à disparada dos preços globais de grãos por causa da pior seca em mais de meio século nos Estados Unidos e das colheitas pouco volumosas em áreas produtoras de cereais no Mar Negro devido à estiagem na região. As informações são da Dow Jones.