Tamanho do texto

País reduziu produção para 118 milhões de toneladas; no mês passado, centro de informações disse que produção chinesa chegaria a 120,3 milhões de toneladas este ano

A China reduziu a previsão para a produção de trigo doméstica em 2012 para 118 milhões de toneladas, segundo divulgou o Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos (CNGOIC, na sigla em inglês), nesta sexta-feira. O número representa uma alta de 0,07% em relação à quantidade colhida em 2011, mas é mais modesto do que a estimativa divulgada em maio. No mês passado, o centro de informações estimou que a produção de trigo na China chegaria a 120,3 milhões de toneladas em 2012.

MaisChina é vista como a principal economia mundial, diz pesquisa

Analistas disseram, na semana passada, que chuvas em excesso durante o período de floração e doenças prejudicaram algumas lavouras de importantes regiões produtoras. Na terça-feira, a consultoria e agência de pesquisa privada Pequim Oriental Agribusiness previu que a safra de trigo de inverno, que representa mais de 90% da produção de trigo chinesa, cairia 1,63% em relação ao ano passado devido às chuvas e doenças. A previsão da Agribusiness era mais pessimista do que a do ministério da agricultura chinês.

Na semana passada, o órgão fez uma projeção de crescimento, pelo nono ano consecutivo, da safra de trigo de inverno chinesa e disse esperar produção recorde, mas não falou em números. Em 2011, a China produziu 117,92 milhões de toneladas de trigo, aumento de 2,4% em relação a 2010, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas. O órgão deve divulgar os dados de 2012 sobre o trigo de inverno no início de julho. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.