Tamanho do texto

Tim Cook, indicado por Steve Jobs para ocupar a liderança da companhia, afirma que continuará fiel aos princípios do fundador

O primeiro email de Tim Cook para os funcionários da Apple, após o afastamento de Steve Jobs , foi obtido e divulgado hoje pelo site da Ars Technica. Cook, presidente de operações da empresa, foi apontado por Jobs para sucedê-lo e já recebe o título de CEO no site da empresa. Foi ele quem comandou a Apple durante os dois afastamentos de Jobs, por motivos de saúde.

Tim Cook:
Getty Images
Tim Cook: "Amo a Apple e estou ansioso para mergulhar em minha nova função"
Cook, segundo perfil recente da revista Fortune, é um workaholic – um "viciado" em trabalho. De acordo com especialista, após treze anos no quadro da companhia, talvez seja a pessoa que mais conheça o significado e a cultura da Apple, além do próprio Jobs. Nos últimos anos, ele tem feito diversas aparições públicas na qual representa a imagem da companhia. Mas ele e Jobs têm pelo menos uma diferença: ao contrário do simbólico salário de US$ 1 do fundador, Cook teve compensações de US$ 59 milhões no ano passado – foi, na verdade, uma remuneração bem superior à dos anos anteriores, devido a uma mudança compensatória no cálculo.

Cook é também um fanático torcedor do time de futebol americano da Universidade de Auburn.

Confira, abaixo, a íntegra do primeiro email de Cook aos funcionários da Apple.

“Equipe:

Estou ansioso pela fantástica oportunidade de servir como CEO da mais inovadora empresa do mundo. Entrar para a Apple foi a melhor decisão que jamais tomei e tem sido o grande privilégio da minha vida trabalhar para a Apple e para Steve [Jobs] por mais de 13 anos. Compartilho com Steve seu otimismo em relação ao brilhante futuro da Apple.

Steve tem sido um incrível líder e mentor para mim, assim como para toda a equipe executiva e nossos fantásticos funcionários. Temos grande expectativa quanto a sua seguinte liderança e inspiração como nosso Presidente do Conselho.

Quero que vocês se mantenham confiantes de que a Apple não vai mudar. Eu brindo e celebro os singulares princípios e valores da Apple. Steve construiu uma companhia e uma cultura diferentes de quaisquer outras no mundo e nós continuaremos sendo fiéis a isso – já está em nosso DNA. Continuaremos fazendo os melhores produtos do mundo, que encantam nossos clientes e fazem os funcionários incrivelmente orgulhosos daquilo que produzem.

Eu amo a Apple e estou ansioso para mergulhar em minha nova função. Todo o incrível suporte do conselho, da equipe executiva e de muitos de vocês tem sido inspirador. Estou confiante de que nossos melhores anos nos aguardam a nossa frente e de que juntos vamos continuar a fazer da Apple o lugar mágico que ela é.”