Com aquisição da Avon, Natura busca acelerar internacionalização da marca
Expectativa é de que os ganhos de sinergia esperados sejam alcançados em até 36 meses após a conclusão da operação, prevista para o início de 2020
A Natura espera, com a aquisição da Avon , acelerar o seu processo de internacionalização e aumentar a sua rentabilidade no médio prazo. A expectativa é de que os ganhos de sinergia esperados, de US$ 150 milhões a US$ 250 milhões, sejam alcançados em até 36 meses após a conclusão da operação, prevista para o início de 2020.
"A operação vai acelerar a internacionalização do grupo e nos deixará com uma carteira de produtos bastante diversificada", disse Roberto de Oliveira Marques, presidente do Conselho de Administração da Natura .
A aquisição foi anunciada na noite dessa quarta-feira (22) e prevê a criação de uma nova empresa, a Natura Holding . Os atuais acionistas da Natura terão 76% dessa nova companhia e os da Avon, 24%. Além disso, os portadores de ações preferenciais série C da empresa norte-americana terão o direito de receber até US$ 530 milhões.
Essa nova empresa passa a ter presença em 100 países e a operação internacional responderá por quase 70% da receita bruta combinada de mais de US$ 10 bilhões. Além de Brasil, México passa a ter um papel relevante nessa composição.
Internacionalização
O processo de internacionalização da Natura começou em 1990, com o início das vendas dos produtos da empresa na América do Sul. A estratégia ganhou força com a aquisição da australiana Aesop, em 2013, e da The Body Shop , em 2017 .
Segundo o diretor-presidente da Natura, João Paulo Ferreira, os ganhos de sinergia se darão principalmente na América Latina e estão concentrados em três áreas: insumos, incluindo gastos com publicidade e confecção de catálogos; manufatura e distribuição, com a unificação de alguns serviços; e a área de tecnologia da informação.
As sinergias de até US$ 250 milhões consideram apenas as despesas e esses ganhos devem ser reinvestidos nas áreas de inovação, marketing e ampliação da aérea digital. Possíveis ganhos do lado das receitas, com consultoras que operam com apenas uma das marcas aceitando trabalhar com produtos da outra, não foram comtemplados nas projeções.
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Juntas, Avon e Natura contabilizam 4,15 milhões de consultoras, sendo 2,45 milhões da Avon, 1,2 milhão da Natura e 485 mil que trabalham com as duas marcas. Do ponto de vista de estrutura, a nova empresa pretende trabalhar com quatro unidades de negócios: Avon e Natura na América Latina; Avon e Natura internacional; The Body Shop; e Aesop.