Grupo vende Jontex, Olla e Lovetex e sai do mercado milionário de camisinhas

Vendas das marcas fazem parte da estratégia da Hypermarcas em operar, exclusivamente, no mercado farmacêutico

A Hypermarcas anunciou nesta sexta-feira (29) a venda, por R$ 675 milhões, das marcas de preservativos Jontex, Olla e Lovetex para a Reckitt Benckiser. O negócio de camisinhas gerou receita líquida de R$ 100,2 milhões em 2014, respondenco por 2,1% da receita líquida total da companhia no período.

Foto: Divulgação
Hypermarcas havia comprado Jontex e Olla em 2009, por R$ 386,75 milhões

Ainda dependendo da aprovação dos órgãos de defesa da concorrência, a negociação faz parte da estratégia do conglomerado em operar exclusivamente no mercado farmacêutico. Em novembro do ano passado, a empresa anunciou também a venda de negócio de cosméticos para a Coty, por R$ 3,8 bilhões.

Após os fechamentos de ambas as operações, os recursos resultantes, em torno de R$ 4,5 bilhões, serão utilizados para redução do endividamento líquido de aproximadamente R$ 3,3 bilhões. A intenção é que, se concretizada, o caixa passe ao verde, com saldo de R$ 1,1 bilhão. 

Essa nova estrutura de capital fortalecerá a capacidade de investimento da companhia em seu negócio farmacêutico, que registrou ganhos de participação de mercado nos últimos quatro anos e atingiu a liderança do setor em unidades em 2015, segundo o IMS Health. 

Jontex e Olla saem das mãos da Hypermarcas sete anos após terem sido compradas pelo conglomerado paulista. Na época, as duas marcas de camisinhas foram adquiridas por R$ 386,75 milhões.