Tamanho do texto

Um dos estopins para a discórdia foi um vídeo, gravado por Silas Malafaia, que "conclama" evangélicos a boicotar a marca

"Absurdo é ver tanto preconceito." "Não vou boicotar o Boticário." "Uma coisa é não tolerar o pecado, outra é promover o ódio."

As opiniões sobre o anúncio que mostra casais de lésbicas, gays e heterossexuais trocando presentes de Dia dos Namorados não vêm de ativistas LGBT, mas de evangélicos. Em mais 1.500 comentários enviados pelas redes sociais, os leitores da BBC Brasil ajudam a desconstruir generalizações que vêm cercando a polêmica - que chegou ao topo dos assuntos mais buscados por brasileiros no Google nesta terça-feira.

Leia mais:

Comercial de O Boticário com casais homossexuais chega ao Conar

Sobre propaganda com casais gays, O Boticário defende beleza das relações

Em vídeo, Malafaia propõe boicote ao Boticário: "Vá vender perfume pra gay"

Leitores da BBC Brasil ajudam a desconstruir generalizações sobre a polêmica - que chegou ao topo dos assuntos mais buscados por brasileiros no Google
Reprodução
Leitores da BBC Brasil ajudam a desconstruir generalizações sobre a polêmica - que chegou ao topo dos assuntos mais buscados por brasileiros no Google

No YouTube, o vídeo da marca de perfumes tem mais de 2 milhões de visualizações (https://youtu.be/p4b8BMnolDI) e milhares de comentários inflamados a favor ou contra a campanha. Até o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) chegou a ser acionado durante a semana.

Um dos estopins para a discórdia foi um vídeo, gravado pelo pastor Silas Malafaia, que "conclama" a população evangélica a boicotar a marca. "Vai vender perfume para gay", provocou o religioso.

Do lado oposto, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) disse que o "ódio de fundamentalistas religiosos não descansa nem numa data em que a lei é, literalmente, o amor".

Mas no meio do caminho estão pessoas como Jackson, Eliezer, Samuel, Cristiane, Stephanie, Henrique, Caroline e Aline.

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

Todos se apresentam como evangélicos ou cristãos e explicam de que maneira entenderam o anúncio e por que não se sentem representados pelo boicote à marca (leia os comentários completos no fim da reportagem).

Jackson Almeida diz que se emocionou vendo a propaganda. "Sou cristão e esse comercial ao invés de destruir e confundir minha família mostrou e expandiu nossa forma de ver e pensar sobre isso."

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

Já Eliezer Santos sugere que a estratégia foi "bilhante" do ponto de vista de marketing. "Não sei se passou pela cabeça do pessoal do marketing a receptividade negativa que algumas classes, principalmente a Evangélica teria, motivada por lideranças equivocadas e preconceituosas. Se isso foi pensado, a estratégia foi brilhante, pois conseguiu transformar toda esta negatividade em algo positivo".

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

A leitora Aline Santos, que se apresenta como cristã, afirma que "no Envangelho, Jesus andava com todos, sem exceção".

"Uma coisa é você não tolerar o pecado. Outra é promover o ódio por conta de sua religiosidade e ignorância. Jesus é amor. E ficar debatendo ou criticando não é nem um pouco coisa de discípulo", escreveu.

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

Henrique Martineli diz ter aprendido com a Bíblia a "a respeitar as diferenças, ao contrário de um certo grupo radical que se diz cristão e se coloca acima das outras pessoas".

"Precisamos colocar pessoas acima das nossas crençasreligiosas e respeitar suas escolhas. Só assim cresceremos juntos em uma sociedade unida", afirma.

O pastor evangélico Samuel de Lima disse entender a importância da liberdade de expressão, comentou que não vai boicotar a marca, mas pediu respeito a quem optar pelo boicote.

"Não vou boicotar a Boticário. Tendo dito isto, espero que aqueles que discordam do Silas Malafaia, também respeitem seu direito de fazer o boicote", afirma. Ele completa: "Todos esses movimentos são importantes em uma democracia saudável."

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

Também evangélica, Cristiane Oliveira considera o preconceito "absurdo": "Sou evangélica e sei que isso é pecado...mas e daí? Quem somos nós para julgar? Não somos ninguém, porque isso cabe a Deus", disse.

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

Já na opinião de Stephanie Ferreira, não faria sentido boicotar um anúncio com gays enquanto se questiona cenas de violência e "traições" na televisão.

"Mesmo sendo diferente do que eu fui criada e aceita, torna-se repudioso querer o mal e dizer que isso incentiva nossas crianças, sendo que muitos "pais e mães de família" não boicotam cenas de violência, traição ou algo que vá contra a moral dos mesmos".

Internautas comentam campanha do Boticário
Reprodução
Internautas comentam campanha do Boticário

Caroline Carneiro diz ser a favor do amor. "Sou cristã e achei o comercial lindo! Sou a favor do amor, amor que me foi dado e ensinado pelo próprio Jesus."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.