Tamanho do texto

Ao rivalizarem em anúncios, Sadia e Seara provocam reação de consumidores ao relacionarem o produto a beleza e a rede de churrascaria de luxo; conselho pede informações sobre promessa de 30% menos de sódio em alimento da BRF

A rivalidade entre Sadia (marca da BRF) e Seara (do grupo JBS), que há pouco mais de uma semana campanhas publicitárias para divulgar suas linhas de linguiça, além de ter assanhado consumidores nas redes sociais, foi parar no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). 

Veja algumas campanhas polêmicas e de gosto duvidoso de 2015:

A Seara entrou com uma queixa no Conar contra o anúncio da concorrente Sadia no último dia 20 (terça-feira). O processo foi aberto no dia 23 e o julgamento deve ocorrer em maio. Na queixa 064/2015, a Seara questiona a campanha publicitária em que a Sadia diz ter uma linguiça com 30% a menos de sódio. Em cerca de 30 páginas, a empresa da JBS apresenta tabelas e uma série de dados para mostrar que a propaganda é enganosa.

A Sadia já foi informada sobre a queixa e deverá apresentar sua defesa ao Conar para não correr o risco de ter de tirar a campanha do ar. Por meio de sua assessoria, a empresa informou que "no fórum adequado serão apresentados todos os dados que sustentam o claim."

Por meio de nota, a Seara disse que "não comenta ações em andamento no Conar até que sejam julgadas.”

Polêmica entre internautas

Os consumidores usaram as redes sociais para comentar as campanhas publicitárias da Sadia e da Seara.

O anúncio da Seara, protagonizado por Fátima Bernardes, tem a participação de Jandir Dalberto, presidente da rede de churrascarias Fogo de Chão, atestando que seus restaurantes oferecem a linguiça toscana Seara no rodízio – um dos mais caros de São Paulo (R$ 116 por pessoa, ou o suficiente para comprar quase 8 quilos da linguiça no supermercado).

Mas a campanha realmente polêmica foi a da Sadia. Duas amigas se encontram no estacionamento do supermercado depois de dez anos. Laura diz para Gabi que ela não mudou nada nesse tempo e que está até mais magra. "E esse cabelo maravilhoso! O que você faz para ficar assim", pergunta Laura. Gabi sorri e responde, exibindo um pacote de linguiça da sacola: "Eu? Sei lá. Eu como linguiça Sadia. É uma delícia. Ainda mais agora que 30% menos sódio." Ao final, a moça acrescenta que também se separou. 

Na conta da Sadia no Facebook, muitos internautas detonaram a campanha. "Linguiça: o segredo de beleza da mulher moderna!", escreveu Renato Oliveira. Outro seguidor, Cheiq Pv, perguntou: "Linguica emagrece? rs". Renato Oliveira sentenciou com o comentário "linguiça: o segredo de beleza da mulher moderna!".



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.