Tamanho do texto

Oferta pública de ações da gigante do comércio eletrônico chinês começou na sexta-feira (19) com alta de 38%

Na semana em que o mundo todo foi bombardeado por notícias sobre a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) do Alibaba, que promete ser o maior da história , diversos veículos de mídia tentaram esclarecer o que afinal é o Alibaba.

LEIA: Ação da Alibaba salta 38% e pode ser maior oferta inicial de ações da história

No Brasil, a marca não é conhecida, mas um de seus principais sites é: estamos falando do AliExpress, que permite ao consumidor comprar produtos de origem chinesa diretamente de atacadistas e fabricantes do país asiático. Não por acaso, o Alibaba já foi comparado a Amazon e ao eBay, mas a verdade é que ele é muito maior. Veja cinco perguntas e cinco repostas que tentam esclarecer o que é o Alibaba e quem é Jack Ma, seu fundador.

1) Mas, afinal, o que é o Alibaba?

O Grupo Alibaba é uma das maiores companhias de internet, tem 80% do comércio online da China e negocia mais de US$ 150 bilhões em mercadorias por meio de diferentes sites, entre eles o AliExpress, o Taobao, o Tmall e o Juhuasuan segundo a Time . A companhia, que começou como um serviço para conectar fornecedores chineses a varejistas em todo o mundo, se ramificou como um comércio eletrônico de varejo e tem serviços em vários países, além de investir também em pagamento móvel e em computação em nuvem.

2) Então o Alibaba é tipo a Amazon?

Não. Segundo a CBS News , o Alibaba não tem armazéns enormes como a Amazon. Seu papel é de conectar compradores e vendedores, inclusive pequenas empresas que não teriam outra maneira de atingir um público desse tamanho. A empresa recebe uma comissão de alguns grandes varejistas e vende anúncios de colocação em resultados de busca. O Alibaba até pode ser visto como uma ameaça para a Amazon, eBay ou mesmo o Gogole, mas não é um concorrente direto.

3) Quem é o dono do Alibaba?

A mente por trás do Alibaba é Jack Ma. Ele não é mais o CEO do Alibaba, mas ainda empresta seu rosto para a empresa que fundou. Aos 50 anos, Ma, que é conhecido por sua excentricidade, tem um patrimônio líquido estimado em cerca de US$ 22 bilhões, que com o IPO deve aumentar consideravelmente. Entre os verdadeiros donos do grupo está o Yahoo! e o Softbank. Jack Ma tem apenas 8,9% da Alibaba.

4) Quem é Jack Ma?

Jack Ma, ou Louco Jack, como ficou conhecido, é um professor de inglês que criou a empresa no seu apartamento em Hangzhou nos idos de 1999 com ajuda de 17 amigos. Ma não é do setor de tecnologia, aprendeu a usar a internet apenas em 1995 em uma visita aos EUA e não entende nada de códigos, mas é tido como um homem de negócios impiedoso. O apelido de Louco Jack pegou na medida em que a imprensa local e internacional tomava conhecimento do seu comportamento inusitado dentro da empresa. Em 2009, por exemplo, Jack Ma vestiu uma peruca e cantou uma música do Rei Leão para celebrar o décimo aniversário do Alibaba conforme relato do Business Insider .

5) Por que Jack Ma continua sendo o rosto do Alibaba?

Filho de artistas, Jack Ma tem um amor pelas performances. Tanto que criou uma atmosfera peculiar e divertida na empresa ao longo dos anos. Quando Alibaba se tornou rentável, por exmeplo, Ma forneceu para todos os funcionários uma uma lata de Silly String (uma espécie de espuma em fio) para eles comemorarem. No início de 2000, quando a empresa decidiu começar o Taobao, o concorrente eBay, ele ensinou sua equipe a fazer paradas de mão durante os intervalos para manter seus níveis de energia. Não por acaso, o Alibaba realiza anualmente um show de talentos. Ma não responde mais com CEO, mas continua na empresa como presidente-executivo e garoto-propaganda.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.