Tamanho do texto

Companhia indica que fará novos cortes de postos de trabalho

Reuters

Air France alerta que lucro pode cair até 12% em 2014
Getty Images
Air France alerta que lucro pode cair até 12% em 2014

O alerta de lucro da Air France-KLM afetava as ações da companhia aérea europeia nesta terça-feira (8), com a mais recente evidência de excesso de capacidade preparando o terreno para possíveis novos cortes de postos de trabalho.

A companhia alertou que seus lucros de 2014 podem ficar até 12% abaixo do previsto anteriormente, principalmente como resultado do excesso de capacidade, que implica preços fracos para os segmentos de passageiros e cargas.

As ações da companhia franco-holandesa caíram mais de 5% no início dos negócios, atingindo seu menor nível desde o fim de fevereiro e pesando sobre o setor aéreo europeu.

O alerta ocorre semanas após medida similar da alemã Lufthansa, que emitiu um alerta sobre as metas de lucro para 2014 e 2015 devido à tendência de receita mais fraca para passageiros e cargas.

- Empresas aéreas tentam acabar com o pesadelo do extravio de mala

Entre os fatores que a companhia considerou responsáveis pelo alerta estavam o excesso de capacidade em rotas no Atlântico Norte e a competição de companhias de baixo custo e da região do Golfo.