Tamanho do texto

Resultado foi impulsionado pelo aumento na taxa de ocupação, que passou de 64% para 76,7%

Reuters

A empresa aérea Gol viu sua receita por passageiro disparar em fevereiro sobre um ano antes, ao mesmo tempo em que a oferta teve leve alta e a demanda por voos avançou fortemente.

Receita por passageiro da companhia aérea Gol disparou 27% em fevereiro
Getty Images
Receita por passageiro da companhia aérea Gol disparou 27% em fevereiro

A companhia informou nesta segunda-feira (17) que a receita por passageiro (Prask) subiu 27% no mês passado, impulsionada pelo aumento na taxa de ocupação, que passou de 64% para 76,7% entre fevereiro de 2013 e igual mês deste ano.

O aumento na taxa de ocupação, por sua vez, foi possível diante do avanço de 20,2% na demanda total por voos da empresa, enquanto a oferta teve crescimento de apenas 0,3% ante fevereiro do ano passado.

Já o indicador que mede os preços das passagens (yield) subiu 6% na mesma base de comparação.

Veja também: Gol anuncia parceria com Air France-KLM e receberá aporte de US$ 100 milhões

Considerando apenas os voos domésticos, a oferta da Gol em fevereiro teve alta de 0,2%, enquanto a demanda avançou 19,5%. Em voos internacionais, a oferta da Gol subiu 1,6% no mês, e a demanda cresceu 25,4%.

Porém, a companhia continua enfrentando o cenário de alta nos preços dos combustíveis, que a levou a cortar a oferta no mercado doméstico no ano passado em um esforço para melhorar seus resultados.

Segundo a Gol, o preço médio do combustível subiu cerca de 8% em fevereiro sobre um ano antes, devido à desvalorização do real frente ao dólar e ao aumento nos valores do produto no mercado internacional.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.