Tamanho do texto

Montadora japonesa teve aumento de 14% no lucro líquido trimestral

Reuters

Vendas da Nissan subiram 20% nos EUA
Divulgação
Vendas da Nissan subiram 20% nos EUA

Impulsionada por um salto nas vendas nos Estados Unidos, a Nissan superou expectativas com aumento de 14% no lucro líquido trimestral, divulgado nesta quinta-feira, e expressou confiança de que está no caminho certo para a recuperação na China, mercado-chave para a empresa.

A segunda maior montadora do Japão em volume de vendas anunciou aumento no lucro líquido para 82,02 bilhões de ienes (US$ 819 milhões) entre abril e junho. "Sinais positivos da melhora no volume de vendas na China, bem como as contribuições esperadas com o fortalecimento das operações norte-americanas, devem melhorar o desempenho da Nissan nos próximos trimestres do ano fiscal de 2013, em linha com as metas previamente anunciadas", disse a companhia em comunicado.

No trimestre janeiro-julho, as vendas na China haviam caído 15% no comparativo anual, depois de uma disputa diplomática entre Tóquio e Pequim. Mas a queda da montadora na China diminuiu acentuadamente no último trimestre. Entre abril e junho, as vendas caíram 1% sobre igual período do ano passado, para 308.000 veículos. Com isso, a Nissan atingiu uma participação de mercado de 6,2% no país, queda de 0,7 ponto percentual.

Veja também: Lucro da General Motors cai 24% e fica em US$ 1,41 bilhão no 2º trimestre

O vice-presidente corporativo Joji Tagawa disse que a Nissan espera que sua participação de mercado na China suba para 6,5% no ano. A Nissan faz veículos na China em parceria com a Dongfeng.

Já nos Estados Unidos, as vendas subiram 20% na comparação anual para 306.000 veículos, impulsionadas pela procura pelos modelos Altima e Pathfinder. A fatia de mercado nos EUA chegou a 7,4% no trimestre, alta de 0,7 ponto percentual, disse a Nissan.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.