Tamanho do texto

O GIF IV terá direito à eleição de um membro no Conselho de Administração da companhia

Reuters

Arminio Fraga, fundador da Gávea Investimentos
Agência Estado
Arminio Fraga, fundador da Gávea Investimentos

O GIF IV Fundo de Investimento em Participações, administrado pela Gávea Investimentos –que tem Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, entre seus fundadores– comprou uma participação de 10,72% no capital da Energisa, empresa que tem cinco distribuidoras de energia e está disputando a compra do controle do Grupo Rede Energia.

-Veja também: Copel e Energisa fazem oferta de R$3,2 bilhões por ativos do Grupo Rede

A Energisa informou nesta quinta-feira (20) que a participação foi adquirida do acionista minoritário FIP da Serra —que passa a ter 8% de participação na companhia— sem informar o valor da transação. O GIF IV também terá direito à eleição de um membro no Conselho de Administração da companhia.

O controladora da empresa Gipar, da família Botelho, mantém participação de 67,5% na empresa, segundo informações no site.

A aquisição ocorreu enquanto a Energisa disputa a compra do controle e de ativos do endividado Grupo Rede Energia, depois que a sua parceira, a paranaense Copel, desistiu da disputa.

Compromisso de venda

O atual controlador do Grupo Rede, o empresário Jorge Queiroz Jr., assinou compromisso de venda do controle à CPFL e Equatorial Energia em dezembro de 2012, mas Copel e Energisa pediram que sua proposta fosse considerada na assembleia de credores no início de junho e receberam apoio parcial.

A Energisa está reformulando a proposta inicial apresentada pelo Grupo Rede depois que a Copel desistiu da disputa e não descarta parceiros para levar adiante o plano de compra da companhia.

A empresa tem que apresentar o plano aprovado pelo Grupo Rede em assembleia de credores marcada para 3 de julho. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.