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Nova versão de plataforma de gestão da empresa tem mobilidade como característica

Uma das companhias brasileiras de tecnologia listadas em bolsa, a empresa de software e serviços Totvs desenha uma nova estratégia para aumentar a sua presença no mercado estrangeiro. 

O plano consiste na venda de sistemas de gestão que funcionam em servidores virtuais (cloud computing, na sigla em inglês), permitindo que os clientes utilizem o serviço de maneira remota, o que dispensa deslocamento de equipes de trabalho. 

Cosentino, CEO da empresa: necessidade de expansão
Divulgação
Cosentino, CEO da empresa: necessidade de expansão

“São poucas as empresas que cresceram vendendo apenas o ERP [sistema de gestão empresarial]. É necessário muito investimento, e isso pode levar anos”, disse Laércio Consentino, presidente da Totvs.

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“Nosso foco continua sendo o Brasil, e vamos defender a posição no mercado nacional. Mas é necessário ter outros produtos e mercados”, afirma.

Hoje, a companhia tem presença em 23 países, e a operação internacional corresponde a uma pequena fatia da receita da companhia, inferior a 5%.

De acordo com o analista Alex Pardellas, da corretora do Banif, expandir a atuação no exterior é um passo importante para a empresa. “O crescimento registrado no cenário internacional da Totvs é muito baixo. Ainda não vimos resultados de medidas neste sentido que são anunciadas há alguns anos”.

Isso porque, diz o analista, a companhia já está consolidada no mercado nacional. “Pelo foco da empresa ser pequenas e médias, a América Latina é um mercado importante”, diz. 

No primeiro trimestre do ano, a empresa já registrou baixa na taxa de licenças de seus produtos, provocada por uma queda na venda para clientes novos. “Descontando a sazonalidade, o segundo trimestre não deve ser muito diferente. O comportamento da economia interna não tem ajudado”, diz Pardellas.

Entre as grandes

Além de expandir sua atuação no exterior, a Totvs busca aumentar a receita com fornecimento de soluções para empresas de grande porte.

O segmento, nomeado pela companhia como Private, já soma cem clientes, que têm faturamento acima de R$ 1 bilhão. 

Para Pardellas, entrar no nicho não será uma ‘briga fácil". “O mercado é composto por grandes players, não sei se dizer se é o melhor caminho. Mesmo pensando em complementar a oferta existente, ele deve representar um ganho limitado da receita”.

Reforço de expertise

A Totvs irá continuar em busca de aquisições segmentadas, em setores como educação e saúde, anuncia Cosentino.

“O segmento de manufaturas já está muito maduro. O de serviços ainda tem algum espaço para crescer, mas em saúde e educação ainda há muito que fazer.”

A última aquisição, realizada em abril, foi na área de agronegócio, um dos dez segmentos em que a empresa já atua.

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