Tamanho do texto

Zeinal Bava substituirá José Mauro Carneiro da Cunha, interino na presidência-executiva do grupo de telecomunicações desde janeiro

Zeinal Bava, novo presidente da Oi
Bloomberg via Getty Images/Bloomberg
Zeinal Bava, novo presidente da Oi

A Oi anunciou, nesta terça-feira (04), por meio de fato relevante, a nomeação de Zeinal Bava, que comandava a Portugal Telecom, como novo diretor-presidente do grupo de telecomunicações brasileiro. 

A escolha de Bava vem num momento em que o setor de telecomunicações no Brasil enfrenta um cenário de aperto nas margens devido à forte concorrência nos segmentos móvel e fixo, e com as companhias sofrendo com um rígido controle regulatório sobre a qualidade dos serviços.

O anúncio do novo presidente refletiu positivamente na cotação dos papeis listados na BM&FBovespa. Às 14h04, as ações ordinárias registravam alta de 17,25%. Já as preferenciais subiam 15,82%, enquanto o Índice Bovespa apresentava alta de 0,32%. Impulsionada pelas ações da Portugal Telecom, que avançaram 6,96% nesta terça-feira, a Bolsa de Lisboa fechou o dia com alta de 1,27%.

Veja também: Oi inaugura loja-conceito no Rio seguindo onda high tech

Bava substituirá José Mauro Carneiro da Cunha, interino na presidência-executiva da Oi desde janeiro após a inesperada saída de Francisco Valim do grupo. Carneiro da Cunha voltará a ocupar o posto de chairman da Oi que tinha deixado.

Bava, de 46 anos, esteve à frente da Portugal Telecom nos últimos cinco anos e tem boa reputação no setor de telecomunicações. Sob sua liderança, o grupo português reordenou seus investimentos no Brasil, vendendo a participação que tinha na Vivo à Telefónica e se tornando um importante acionista da Oi.

"A percepção no mercado é de que não poderia ter escolha melhor. Ele (Bava) é um executivo muito conceituado em Portugal, o mercado gostou da notícia", disse o superintendente da CGD Securities, Raffi Dokuzian, em São Paulo.

Veja também: Oi tem lucro líquido de R$ 262 milhões no primeiro trimestre

Bava deixará a presidência da Comissão Executiva da Portugal Telecom, cargo que será assumido pelo presidente do Conselho de Administração, Henrique Granadeiro. 

Ele continuará a ter presença no grupo português, concentrando-se "nos projetos estratégicos e de inovação e nos trabalhos conjuntos Oi/Portugal Telecom" e contribuindo para a parceria estratégica e a captura de sinergias.

Trajetória premiada

Bava foi eleito em 2013, pela quarta vez, o melhor executivo de comunicações da Europa pela revista "Institutional Investor".

A publicação, cinquentenária, também apontou Bava como o melhor diretor-executivo de Portugal, tanto na opinião de analistas quanto de investidores. Entre os anos de 2003 e 2005, Bava foi eleito por três vezes o melhor diretor-financeiro da Europa.

* Com informações da Reuters.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.