Tamanho do texto

Empresas assinam contrato de 15 anos que dará às máquinas desempenho de novas

A americana GE Transportation planeja aumentar os negócios no país. A companhia, além de vender locomotivas de alta performance, acaba de assinar com a América Latina Logística (ALL) um serviço de manutenção das máquinas por 15 anos.

Um modelo de contrato inédito na América do Sul. Ficará a cargo da americana toda a gestão de estoque de peças, gerenciamento da oficina e de todo o suporte técnico da frota da concessionária brasileira.

-Veja também: ALL decide recomprar debêntures

"É um projeto piloto e dentro de um ano já temos resultados palpáveis para apresentar para outros clientes. Aliás, nos contratos de compra de locomotivas que vamos fechar nos próximos anos, para novos ou clientes antigos, estará atrelado essa manutenção de longo prazo", disse o diretor de serviços da GE Transportation para a América do Sul, Reinaldo Arreaza.

Com o contrato, ALL vai aumentar o índice de disponibilidade das locomotivas que estão entrando na frota atual
Divulgação
Com o contrato, ALL vai aumentar o índice de disponibilidade das locomotivas que estão entrando na frota atual

Para dar conta da manutenção das primeiras 81 locomotivas, Arreaza disse que a GE terá que contratar mais 35 pessoas que serão locadas em Araraquara, na oficina da ALL e em Contagem, sede da companhia americana.

"Estamos negociando com outros quatro países para o fornecimento desse serviço. A ideia é gerir todo o processo desde os contratos de venda à manutenção de longo prazo como é feito, há muito tempo, nos EUA e Europa", acrescentou.

Segundo o superintendente de mecânica da ALL, Leonardo Barradas, com esse contrato a concessionária conseguirá aumentar o índice de disponibilidade das locomotivas que estão entrando na frota atual.

"Como o risco de manutenção é da GE eles nos garantem que ao longo dos 15 anos, essas máquinas novas terão uma disponibilidade de 95%.

Se não tivéssemos esse acordo, esse índice, em sete ou oito anos, chegaria a 88%. Ou seja, perderíamos em produtividade dentro da malha", disse o executivo. Para esse primeiro contrato, a GE fará toda a gestão de manutenção de 81 locomotivas. No mundo, a companhia americana já realiza esse serviço em mais de 90 mil máquinas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.