Tamanho do texto

A desaceleração do mercado automotivo europeu reduziu o crescimento das entregas mensais da marca Volkswagen para o menor nível em oito meses em setembro

Reuters

O lucro antes de impostos da Volkswagen diminuiu em cerca de 20%, após um recuo mais acentuado do mercado automotivo na Europa e custos de uma reformulação tecnológica terem pesado sobre os resultados da montadora alemã.

O lucro operacional caiu para 2,34 bilhões de euros (US$3,04 bilhões) no terceiro trimestre ante 2,89 bilhões de euros um ano antes e ligeiramente abaixo da previsão média de analistas de 2,35 bilhões, segundo pesquisa da Reuters.

A maior montadora da Europa reiterou suas metas para aumentar as vendas de veículos e a receita do grupo em 2012 e alcançar o lucro operacional do ano passado, que foi recorde de 11,27 bilhões de euros.

A desaceleração do mercado automotivo europeu reduziu o crescimento das entregas mensais da marca Volkswagen para o menor nível em oito meses em setembro.

"A piora constante da situação eocnômica na Europa ocidental pressionou a indústria automotiva" entre julho e setembro, afirmou a montadora no relatório.

A Volkswagen, que mira superar a Toyota como maior montadora do mundo até 2018, também está sobrecarregada com os custos para implantação de uma nova plataforma para produzir modelos de pequeno e médio portes.