Tamanho do texto

Companhia espanhola de energia registrou alta de 12% no lucro dos primeiros nove meses do ano e está concentrando as atenções na redução do endividamento

Reuters

A companhia espanhola de energia Iberdrola registrou uma alta de 12% no lucro dos primeiros nove meses do ano, e apresentou, nesta quarta-feira, uma estratégia para realizar mais de 4 bilhões de euros (US$5,2 bilhões) em desinvestimentos.

A companhia está se concentrando em cortar dívida, unindo-se a outras empresas da Espanha, como Telefónica e Repsol, que tentam preservar seus ratings de grau de investimento, com o país perto de um resgate internacional.

A Iberdrola registrou lucro líquido de janeiro a setembro de 2,4 bilhões de euros, em linha com a expectativa de analistas.

A empresa também revelou a investidores em Londres sua estratégia para entre 2012 e 2014 nesta quarta-feira.

A empresa, maior operadora de parques eólicos do mundo, deve se focar em futuros investidores nos Estados Unidos e no Brasil, assim como em seu negócio global de energias renováveis, e deve vender ativos de energia regulados ou participações em empresas.

Tais desinvestimentos podem incluir as fatias minoritárias de sua rede elétrica no Reino Unido, parte de seu negócio nos EUA, parques eólicos e fatias na portuguesa EDP ou na fabricante de turbinas eólicas espanhola Gamesa.