Tamanho do texto

A taxa de ocupação avançou em 2,2 pontos percentuais, para 84,2%

A companhia aérea franco-holandesa Air France teve um forte aumento no tráfego de passageiros e na taxa de ocupação durante junho, na comparação anual. O transporte de cargas continuou a recuar, mas em ritmo menor que nos meses anteriores.

No sexto mês do ano, foram transportados 4,6% a mais de passageiros do que igual período do ano passado, no total de 6,9 milhões, enquanto a capacidade aumentou 1,9%. A taxa de ocupação avançou em 2,2 pontos percentuais, para 84,2%.

A receita de cada passageiro por quilômetro também aumentou ante o mesmo mês do ano passado, informou a empresa em nota. O negócio de aviação na Ásia foi o que mais cresceu em junho, ajudado por uma fraca base de comparação. No ano passado, o ritmo das viagens aéreas diminuiu no Japão devido ao tsunami ocorrido no país.

O tráfego cresceu 10,3%, enquanto a capacidade subiu 7,1%. Na América, o tráfego e a capacidade avançaram 5,6% e 1,7%, respectivamente. O continente europeu também mostrou aumento na demanda, com alta de 3,8% nos passageiros transportados e de 5,6% na capacidade.

Por sua vez, na África e no Oriente Médio, o tráfego avançou 2,6%, um recorde, enquanto a capacidade caiu 2%. A região do Caribe e Oceano Índico foi uma das exceções entre os dados positivos, com o tráfego e a capacidade em queda de 9,2% e 11,5%, respectivamente.

O transporte de cargas caiu 2,8% em junho, ao mesmo tempo em que a capacidade recuou 1,4%. A taxa de ocupação ficou em 63,9%, queda de 0,9 pontos percentuais, na comparação anual.