Tamanho do texto

Veja história de empreendedora do setor da beleza que conseguiu vencer dificuldades e dúvidas sobre gestão de negócios com capacitação

O programa Super MEI, do Sebrae-SP, tem pilares na formalização e capacitação dos empreendedores
Divulgação/Sebrae-SP
O programa Super MEI, do Sebrae-SP, tem pilares na formalização e capacitação dos empreendedores

O orçamento empresarial e familiar era um só no ano em que Ana Paula Leite, 41 anos, abriu um salão de beleza em sua casa, há 11 anos. O planejamento também era difícil, pois anotar o que entrava e saía do caixa não era rotina.

+ Capacitação no setor de beleza ajuda a construir credibilidade do profissional

Quando, em 2005, formalizou o negócio e se tornou uma microempreendedora individual ( MEI ), a gestão do empreendimento se tornou muito mais fácil e assertiva. “Tornar-me MEI me permitiu abrir uma conta jurídica, separar o que é dinheiro pessoal e o que é dinheiro do negócio. Além disso, tenho muito mais crédito no mercado uma facilidade que eu não tinha antes”, conta.

A formalização também trouxe mais segurança para Ana Paula. “Eu já precisei usar direitos previdenciários, como auxílio-doença, e tenho direito porque contribuo tendo o MEI. Eu podia contribuir de outra maneira, mas pelo MEI é bem mais fácil. Além disso, deixo de pagar uma série de tributos, o que facilita muito a vida do pequeno empreendedor.”

Um profissional da área de beleza pode fazer um curso de manicure e pedicure no Super MEI
Divulgação/Sebrae-SP
Um profissional da área de beleza pode fazer um curso de manicure e pedicure no Super MEI

Assim, desde que se tornou uma empreendedora formal, Ana Paula também começou a fazer uma série de cursos para se especializar nas técnicas de beleza e na gestão do estabelecimento. “Aprendi muito com cursos de empreendedorismo: fechamento de caixa, planejamento de contas, etc”, conta.

+ Além de inovação e investimento: capacitação é chave para o pequeno empreendedor

Mais recentemente, a empreendedora participou do Super MEI , programa que oferece formalização e capacitação para empreendedores, com cursos de gestão e formação técnica gratuitos, além de acesso ao mercado.

Na área de beleza, são mais de cinco mil vagas, que estão disponíveis nos sete cursos de capacitação técnica, com duração de 20 a 40 horas: administração de salão de beleza; assistente de cabeleireiro; make e hair para eventos e festas; maquiador; manicure e pedicure; depilação; e design de sobrancelhas. No mercado, os mesmos cursos custariam de R$ 300 a R$ 1 mil. No Super MEI, são gratuitos.

Inscrições para o Super MEI poderão ser realizadas pelo site do programa do Sebrae-SP
Divulgação/Sebrae-SP
Inscrições para o Super MEI poderão ser realizadas pelo site do programa do Sebrae-SP

O MEI pode fazer um curso de sua área de interesse e, ao mesmo tempo, receber orientações do Sebrae-SP sobre gestão. Um profissional da área de beleza pode fazer um curso de manicure e pedicure, aprendendo novas técnicas e tendências, e pode se capacitar para administrar melhor as finanças de um salão.

Ana Paula fez o curso de Design de Sobrancelhas em Botucatu. “Eu não oferecia esse serviço antes porque não tinha conhecimento técnico. Mas já avisei minhas clientes que agora estou fazendo isso também.”

Super MEI

O programa Super MEI, do Sebrae-SP, tem pilares na formalização e capacitação dos empreendedores e se divide em quatro etapas: formalização para quem ainda não está regularizado; cursos de gestão, envolvendo controle financeiro e vendas; formação técnica em instituições técnicas parceiras; e acesso ao mercado por meio de um aplicativo e um portal onde o empreendedor poderá oferecer seus produtos e serviços.

+ Capacitação permite que microempreendedor amplie negócio e lucre mais

O programa prevê 223 cursos, preferencialmente ministrados no período noturno, em 18 diferentes segmentos (como beleza, alimentação, construção civil etc), oferecidos pelas unidades do Centro Paula Souza, órgão do governo estadual responsável pelas Fatecs e Etecs, pelo Senac e Senai.

As inscrições para o Super MEI poderão ser realizadas pelo site supermei.sebraesp.com.br, pela Central de Atendimento 0800 570 0800 e nos Escritórios Regionais do Sebrae-SP.

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.