Tamanho do texto

Livro começa mostrando os vaivéns dos dias que levaram ao acordo que permitiu a saída do Pão de Açúcar e termina com a nova fase de Abílio Diniz

Em 20 capítulos e um pouco mais de 200 páginas, a escritora Cristiane Correa revela os bastidores da saída do empresário do Pão de Açúcar com detalhes, desde a disputa familiar pelo controle da companhia até as histórias de pioneirismo do empresário Abílio Diniz.

Abílio - Determinado, Ambicioso, Polêmico - de Cristiane Correa
Divulgação
Abílio - Determinado, Ambicioso, Polêmico - de Cristiane Correa

O livro começa mostrando os vaivéns dos cinco dias que levaram ao acordo que permitiu a saída do executivo do Pão de Açúcar e termina com a nova fase de Abílio, que é acionista da BRF e presidente do conselho, e ainda tem 10% do Carrefour, de cuja gestão também participa.

O leitor irá conhecer também como a ambição de Abílio transformou uma discreta doceria em São Paulo, chamada de Pão de Açúcar, no maior varejista do Brasil. São detalhes de como foi a infância do empresário, seus altos e baixos na companhia, que quase quebrou, pelo seu sequestro, em 1989; a venda do controle para o Casino, em 2005, e a sua saída da empresa, em 2013.

Embora muitos dos fatos sejam de conhecimento público, a jornalista consegue dar uma vivacidade aos acontecimentos a partir de documentos e entrevistas realizadas com integrantes da família, funcionários do Pão de Açúcar, amigos como o bilionário Jorge Paulo Lemann dono da AB Inbev e personagem de "Sonho Grande", primeiro livro da escritora.

É o retrato de um empresário movido a paixões e que criou desafetos ao longo de sua trajetória.