Tamanho do texto

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, informou nesta quarta-feira ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que os efeitos do pacote anticrise aprovado pelo Congresso norte-americano na semana passada começarão a ser sentidos em duas semanas e meia.

O telefonema, por volta de 14h, foi um retorno a uma ligação de Lula. Na oportunidade, o presidente brasileiro felicitou Bush pela aprovação do pacote de US$ 850 bilhões, pelo Congresso americano, na semana passada, e falou que as medidas para socorrer o mercado financeiro foram um passo importante para a retomada do equilíbrio da economia. Lula também mencionou a solidez do Brasil neste momento de crise.

Bush teria concordado, afirmando que a economia brasileira tem bons fundamentos para enfrentar a crise na economia mundial. O presidente norte-americano teria analisado ainda que os EUA têm a desvantagem de ser atingido pela crise justamente no momento de declínio de suas atividades econômicas.

Por fim, Lula reafirmou a necessidade de que sejam criados, coletivamente, mecanismos de controle sobre o mercado financeiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.