Tamanho do texto

Presidenta convoca a elite do PIB, como os pesos-pesados do mundo empresarial Eike Batista, Jorge Gerdau e Marcelo Odebrecht

Presidenta Dilma Rousseff reúne empresários para cobrar investimentos
Wilson Dias/ABr
Presidenta Dilma Rousseff reúne empresários para cobrar investimentos

Após o fraco desempenho da economia brasileira em 2011, quando o PIB cresceu 2,7%, a presidenta Dilma Rousseff decidiu convocar a elite do empresariado para cobrar maiores investimentos privados.

Leia também: Benjamin Steinbruch falta à reunião de empresários com Dilma

Em reunião que acontece agora no Palácio do Planato, a presidente conversa com 25 representantes do primeiro escalão do mundo empresarial.

O bilionário Eike Batista é um dos presentes, ao lado de Jorge Gerdau e Marcelo Odebrecht . Da área têxtil, participam Josué Gomes (Santista), Ivo Rosset (Valisére e da Cia. Marítima) e Ricardo Steinbruch (Vicunha).

Os representantes da infraestrutura e construção civil são Luiz Nascimento (Camargo Correa) e Otávio Azevedo (Andrade Gutierrez). Cledorvino Bellini, da Fiat, representa o setor automotivo, que negocia um pacote de incentivos fiscais com o Ministério da Fazenda.

A empresária Luiza Trajano , do Magazine Luiza, é a representante do varejo, junto com Pedro Passos, da Natura.

Os ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Pimentel (MDIC) e Gilberto Carvalho (Presidência) participam do encontro, ao lado dos presidentes das federações da indústrias de São Paulo, Paulo Skaf (Fiesp), e Paulo Tigre, e Robson Andrade (CNI). Para este ano, Mantega já sinalizou a intenção do governo de a tingir a taxa de 20% do PIB aplicados como investimento .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.