Tamanho do texto

Rio de Janeiro, 26 mar (EFE).- A taxa de desemprego no Brasil cresceu 0,3 ponto percentual em fevereiro, chegando a 8,5% da população ativa, segundo estudo divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa foi realizada nas seis maiores regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador.

Este foi o terceiro mês consecutivo de piora nos dados de emprego, embora a taxa de desemprego seja ainda inferior à de fevereiro de 2008, quando foi de 8,7%.

No mês passado, a população desempregada cresceu em 51 mil pessoas, totalizando 1,9 milhão de desempregados nas regiões citadas.

A capital da Bahia é a que mais sofre com o desemprego, com 11% da população sem trabalho, seguida de São Paulo (10%). Porto Alegre, por sua vez, é a cidade que tem o menor índice de desocupação, 6%.

O setor mais afetado pelo aumento do desemprego foi o da indústria de extração, transformação e distribuição de eletricidade, gás e água, que sofreu queda de 3,2% em comparação ao mês de janeiro. EFE mp/bba

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.