Tamanho do texto

Governos da Europa avaliam oferecer garantias para os investimentos feitos no fundo de estabilidade para ampliar seu poder de fogo

selo

Os governos europeus podem ter de aumentar as garantias para que os investidores forneçam recursos e ampliem o poder de fogo da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), afirmou Klaus Regling, diretor do fundo, segundo o jornal alemão Bild am Sonntag.

Regling quer oferecer aos investidores uma garantia de 30% sobre os investimentos feitos na EFSF, de acordo com o jornal. A garantia de 20% prevista atualmente não será suficiente para atrair investidores porque não reflete totalmente os riscos ligados ao fundo e ao bloco monetário, afirmou a reportagem.

No ano passado, os líderes europeus decidiram alavancar a EFSF atraindo investidores externos. Aumentar as garantias para 30%, porém, limitaria a capacidade de alavancagem, de acordo com o jornal. O Bild também afirmou que o capital da EFSF fornecido por governos da União Europeia pode subir de 80 bilhões de euros para 100 bilhões de euros, segundo fontes. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.