Tamanho do texto

Dados confirmam aumento do gasto das famílias e do investimento privado

selo

A economia da França expandiu-se 0,2% no quarto trimestre de 2011 (dados revisados) em comparação a igual trimestre de 2010, caindo, entretanto, em relação ao avanço de 0,3% assinalado no terceiro trimestre do ano passado, informou nesta quarta-feira o Instituto National de Estatística e Estudos Econômicos da França (Insee, na sigla em francês), confirmando a primeira leitura feita em fevereiro. Em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) da França cresceu 1,7%, ante expansão de 1,4% em 2010. 

Os gastos das famílias, o principal fator de impulso do PIB na segunda maior economia da zona do euro, avançou 0,2% no quarto trimestre de 2011, ligeiramente inferior ao aumento de 0,3% registrado no terceiro trimestre do ano passado, informou o Insee. 

Os dados do Insee confirmaram um forte aumento do investimento conduzido pelas empresas no último trimestre de 2011. O aporte total aumentou 1,1% no quarto trimestre do ano passado ante igual período de 2010, com os investimentos feitos por companhias não financeiras subindo 1,7% em relação a igual período de 2010. 

As exportações subiram 0,6 pontos porcentuais no último trimestre de 2011, ante igual período do ano anterior, contribuindo para a expansão do PIB francês, ao passo que a contribuição das exportações no avanço do PIB foi de apenas 0,1 ponto porcentual no terceiro trimestre de 2011.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.