Tamanho do texto

Declaração vem dias após o premiê ter mostrado preocupação com a alta dos titulos espanhóis

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, afirmou nesta terça-feira que se reuniu com o premiê espanhol Mariano Rajoy para dissipar qualquer percepção de que os dois líderes estejam em desacordo em relação à política econômica da Espanha.

Leia mais: Economia espanhola caiu novamente no primeiro trimestre de 2012

"Também foi uma oportunidade para esclarecer nossos respectivos pontos de vista e dissipar qualquer percepção de que um desalinhamento possa ter sido criado nos últimos dias", disse Monti a repórteres em Seul, durante uma cúpula sobre segurança nuclear.

Monti acrescentou que renovou sua "total confiança" na maneira como a Espanha está conduzindo sua política econômica e orçamentária para impedir que o país caia novamente na turbulência financeira.

Minutos depois, Rajoy acrescentou que ambos trabalharão juntos para resolver os problemas da região.

"(Monti) pediu para me ver e explicou algumas declarações feitas há alguns dias. Para mim, aquelas declarações são uma coisa do passado e vamos todos trabalhar juntos da maneira que queremos e precisamos para resolver nossos problemas e os problemas de toda a União Europeia", disse Rajoy.

Monti não deu mais detalhes, mas suas declarações foram feitas dias depois de ele ter expressado sua preocupação com a alta dos rendimentos dos títulos da Espanha. O premiê italiano afirmou durante o fim de semana que a Espanha havia regredido no controle de seu orçamento e que não levaria muito tempo para reacender a crise da dívida da zona do euro, e o risco de que isso contaminasse a Itália.

(Reportagem de Choonsik Yoo)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.