Tamanho do texto

Segundo jornal, relatório recomenda a liberação de 15 bilhões de euros

A "troika" formada pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia, deu sinal verde para o pagamento do próximo lance de ajuda a Portugal, afirmou o jornal alemão "Welt am Sonntag".

Leia mais:
Tudo sobre a crise econômica na Europa

O último relatório do trio recomendou a liberação dos 15 bilhões de euros previstos no novo pacote de ajuda. A "troika" considera que Portugal está respondendo positivamente às exigências de austeridade e economia e cumprindo os compromissos adquiridos. De acordo com o jornal, que cita fontes internas, a "troika" elogiou os esforços realizados por Portugal desde 2011, que deverão continuar ao longo de 2012.

O relatório de 71 páginas destaca que, apesar de não poder baixar a guarda, Portugal provou não ter "esgotado sua vontade de reformas", embora alerte para o persistente perigo que representa o alto nível de desemprego. O jornal publica ainda declarações do ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, que expressa sua confiança na vontade e na capacidade do governo de Pedro Passos Coehlo para seguir pelo caminho das reformas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.