Tamanho do texto

57% dos credores já estão comprometidos a aceitar o acordo

Os principais bancos e fundos de pensão manifestaram apoio à oferta de troca de dívida da Grécia com credores privados, tornando altamente provável que o acordo seja aprovado e abra caminho para o pacote de resgate, necessário para evitar um calote imediato.

Com a aproximação do prazo final de até às 17h (horário de Brasília) desta quinta-feira para a aceitação e com credores de pelo menos 57% do total de 206 bilhões de euros da dívida em negociação já comprometidos com o acordo, há uma aparente melhora da confiança em Atenas de que a troca pode seguir em frente.

"O ritmo de respostas à oferta de troca de títulos está boa, a porcentagem de detentores de títulos aceitando voluntariamente o acordo é muito alta", disse à Reuters uma autoridade do governo, sob condição de anonimato. "Está indo bem, estamos otimistas", disse.

Uma autoridade sênior do Ministério das Finanças da Grécia disse à Reuters que bem mais de 75% de títulos elegíveis seriam trocados, ultrapassando de longe o mínimo estabelecido previamente para que o acordo prosseguisse.

(Reportagem de George Georgiopoulos; reportagem adicional de Harry Papachristou)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.