Tamanho do texto

O governo grego anunciou hoje que credores representando que 172 bilhões de euros em títulos se manifestaram na oferta de troca de dívida em curso

selo

O comitê da Associação Internacional de Derivativos e Swaps (ISDA) irá se reunir hoje, às 10 horas (de Brasília) para determinar se houve default da Grécia. A associação informou que recebeu novo pedido de análise sobre o país, aceito para consideração nesta sexta-feira. Não foi especificado o teor do pedido. 

A ISDA já havia se pronunciado anteriormente sobre a inclusão de cláusulas de ação coletiva (CACs) na legislação grega e a subordinação de credores ao Banco Central Europeu. Segundo a associação, esses fatores não constituem eventos de crédito. 

Entretanto, a entidade também tornou público entendimento de que, caso as CACs seja ativadas, poderão representar default formal, o que dispararia os contratos de swaps de default de crédito (CDS). 

O governo grego anunciou hoje que credores representando que 172 bilhões de euros em títulos se manifestaram na oferta de troca de dívida em curso. Se as CACs foram ativadas, a participação dos investidores atingirá 95,7%, nível desejado pelo governo grego e visto como necessário para que o país receba novo pacote de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.