Tamanho do texto

Bancos gregos perderam acesso ao mercado de atacado na esteira da crise de dívida do país, tornando-se dependentes do BCE

O fundo do Banco Central Europeu (BCE) para bancos gregos caiu perto de 900 milhões de euros em novembro, ante o mês anterior, enquanto a Assistência de Liquidez de Emergência (ELA, na sigla em inglês) do banco central grego aumentou para 42,85 bilhões de euros, segundo informações do Banco da Grécia nesta terça-feira.

Leia mais : Grécia coloca nesta terça 1,6 bi de euros em Letras do Tesouro para 6 meses

Os bancos gregos utilizaram 6,6 bilhões de euros em financiamentos do ELA em novembro. O Banco da Grécia não ofereceu detalhes sobre quais bancos utilizaram a linha de crédito. O total dos financiamentos do ELA aos bancos foi de 36,25 bilhões em outubro.

Os empréstimos do BCE à Grécia caíram para 73,4 bilhões de euros (US$ 93,8 bilhões) ao final de novembro, ante os 74,3 bilhões em outubro, disse o Banco da Grécia.

Veja também : Merkel pede que Grécia acelere acordo de dívida

Os bancos gregos perderam acesso ao mercado de atacado na esteira da crise de dívida do país, tornando-se dependentes do Banco Central Europeu. Os financiamentos do BCE às instituições gregas dobraram em 2010, alcançando 97,67 bilhões de euros no final de dezembro.

Grécia investiga suposta fraude de R$ 590 milhões

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas