Tamanho do texto

Agência de classificação de risco acredita que ônus da dívida grega é muito alto e que relação entre dívida e PIB está subindo

selo

A Grécia provavelmente vai declarar default sobre sua dívida nos próximos meses, afirmou Edward Parker, diretor-gerente da agência de classificação de risco Fitch. "O ônus da dívida da Grécia é muito alto, portanto o país provavelmente vai declarar default", disse Parker em entrevista após uma conferência da Fitch em Estocolmo, Suécia. "Nós afirmamos desde junho do ano passado que o envolvimento do setor privado é um default", acrescentou Parker.

Leia mais :

Greve contra cortes pode paralisar região de Atenas

Negociação entre Grécia e credores será rápida, diz UE

O executivo destacou que a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia é de cerca de 160% e está subindo, que a economia do país está fraca e o déficit orçamentário está alto, e que a Grécia é dependente de financiamento da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Portanto o ônus da dívida não parece sustentável", comentou.

S&P corta ratings de nove países europeus

Parker observou que um default da Grécia não deverá ser uma surpresa para ninguém, portanto, desde que isso aconteça de maneira ordenada e não de forma caótica, o impacto mais amplo deverá ser limitado. As informações são da Dow Jones.

Veja também : Bancos suspendem negociações com Grécia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.