Tamanho do texto

"Nós enchemos os tanques, há abundância de liquidez", disse o líder da unidade de Dallas

O sistema financeiro dos Estados Unidos está bem financiado e não precisa de mais injeções de liquidez, disse nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve de Dallas, Richard Fisher.

"Nós enchemos os tanques, há abundância de liquidez. Não precisamos de mais", disse Fisher em uma mesa-redonda de discussão em um evento empresarial realizado em Londres.

Fisher é conhecido por ser um conservador declarado em termos de política monetária, e tem sido crítico da última rodada de compra de ativos do Fed.

No final de 2008, o banco central norte-americano cortou as taxas de juros para próximo de zero e desde então comprou US$ 2,3 trilhões em títulos de longo prazo, em uma ação sem precedentes para estimular o crescimento e reanimar a economia após a pior recessão em décadas.

Na semana passada, o Fed deu poucos dicas em relação as perspectivas de mais afrouxamento monetário, oferecendo apenas uma pequena melhora em suas perspectivas econômicas, embora reafirmando as preocupações acerca do alto nível de desemprego.

A retórica do banco central sobre as perspectivas mudou, disse Fisher durante o evento.

(Reportagem de Ana Nicolaci da Costa e Richard Hubbard)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.