Tamanho do texto

Índice cai 3,3 pontos em relação ao trimestre anterior

As expectativas em relação à inflação ao consumidor na China recuaram no primeiro trimestre de 2012 em relação ao quarto trimestre do ano passado, de acordo com a última pesquisa do banco central, publicada nesta terça-feira.

O índice que mede a expectativa de inflação alcançou 62,1% no primeiro trimestre, queda de 3,3 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 10,7 pontos percentuais ante o primeiro trimestre de 2011, mostrou a pesquisa.

Entre os 20 mil moradores entrevistados, 31,4% acreditam que os preços ao consumidor vão subir mais no segundo trimestre, queda de 5,4 pontos percentuais em relação à pesquisa do trimestre anterior.

A inflação anual recuou para a mínima de 20 meses, de 3,2% em fevereiro, mas legisladores chineses permanecem particularmente sensíveis aos elevados preços das commodities, dadas as enormes importações de matéria-prima pela China.

Uma outra pesquisa mostrou que a demanda por empréstimos bancários enfraqueceu no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior.

O índice que mede a demanda por empréstimos alcançou 79,6% no primeiro trimestre, queda de 0,3 ponto percentual ante o trimestre anterior e de 5,6 pontos em relação ao mesmo período do ano passado.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.